domingo, 8 de abril de 2012 | By: Amois Alves

Páscoa Cristã


A verdadeira páscoa
Êxodo 12:11

Como em todas datas comemorativas do ano, a Páscoa se tornou uma época lucrativa para os comerciantes de todo país. Brinquedos, doces, chocolates e passeios turísticos animam tanto vendedores, quanto consumidores. A representação para muitos da Páscoa não passa de um coelho que esconde seus ovos de chocolate para que as crianças, numa brincadeira divertida, encontre-os. Para outros mais adeptos a fé cristã, é dia de lembrar-se da morte de Jesus e resguardar-se de certos negócios, ou tipos de alimentos, valendo-se do uso do peixe nas refeições. Mas o que é realmente páscoa? Qual o seu significado? Como viver a verdadeira páscoa? O que ela significa pra mim? Procuraremos esclarecer algumas dúvidas concernente ao assunto. 
Israel vivia no Egito assolado por Faraó e seus conservos, sofrendo torturas, trabalho escravo e sendo confrontados pelos deuses pagãos. Deus levanta Moisés no deserto para guiar os filhos de Israel até a cidade prometida. Embora Moisés tendo pregado e mostrado ao Faraó as maravilhas de Deus, este tinha o coração endurecido para não deixar o povo partir. Deus envia-lhe nove pragas, mas Faraó não obedece. Deus anuncia a Moisés a décima praga, instruindo Ele para que Moisés ensine ao povo como se proteger da ira de Deus que desceria sobre o Egito.
Deveriam pegar um cordeiro (ovelha ou cabrito) sem defeito; matar ao entardecer; tomar o sangue do cordeiro e tingir os umbrais das portas de suas casas; semelhantemente comer a carne do cordeiro assado com pães sem fermento e ervas amargas; comer as pressas com roupas confortáveis e sandálias nos pés, prontos para partir. Este ritual era a Páscoa do Senhor. Naquela mesma noite Deus enviou o Anjo da Morte e matou todo primogênito do povo egípcio, mas ao povo de Israel,
cujas postas estavam aspergidas com sangue do cordeiro, nesta casa o Anjo não entrou. Este é o significado da Páscoa para o povo judeu daquela época, ou seja, “proteção,” “guardar,” “poupar”, uma vez que "Páscoa" se deriva do verbo pasah, "passar por cima," ou como muitos queiram dizer: passagem.
Hoje, em pleno século XXI qual o significado da Páscoa para nós? A Páscoa do livro do Êxodo, não é um acontecimento isolado, mas foi uma tipificação da morte de Cristo na cruz do calvário. O Egito hoje representa o mundo de pecado em que as pessoas se encontram; o cordeiro sem defeito simboliza Jesus Cristo, home que jamais pecou; o sangue nos umbrais das portas representa a Palavra recebida por fé nos corações daqueles que crêem em Jesus como o Salvador de suas vidas. Assim a verdadeira Páscoa vivida, deve ser um reconhecimento daquilo que Cristo fez na cruz por todo aquele que lavar os seus corações no sangue do Cordeiro. A estes Deus deu o direito de serem chamados, filhos de Deus.
Sem. Amóis Alves   

0 comentários:

Postar um comentário